O que é CRM e como utilizar na minha empresa?

Já ouviu falar em CRM? Sigla utilizada para Customer Relationship Manager, o CRM é uma ferramenta que engloba práticas, estratégias e tecnologias utilizadas para armazenar e gerenciar todas as informações existentes entre empresas e clientes. Por meio de um software, o CRM é literalmente capaz de transformar simples dados em novas e incríveis possibilidades para a empresa.
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Uma das características principais do CRM é que, neste conceito de marketing, o cliente é sempre colocado como o principal componente da venda, tornando toda a construção do relacionamento focada na satisfação dos consumidores do seu negócio. Em um cenário cada vez mais competitivo no mercado atual, essa estratégia faz toda a diferença na busca por resultados.
Benefícios do CRM para empresas
Agora que você já aprendeu o que é CRM, veja a seguir os três principais benefícios que essa ferramenta pode trazer para sua empresa:
Informações centralizadas
Com o CRM, é possível disponibilizar de forma prática todas as informações registradas durante as negociações, como dados dos clientes, troca de e-mails e outras análises para os gestores e também equipes envolvidas, como vendas, marketing e finanças.
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Fidelização dos clientes
Implementando uma estrutura mais organizada e assertiva para desenvolver as estratégias de divulgação, o CRM se torna uma ferramenta essencial para aumentar a satisfação e fidelização dos clientes: ofertas direcionadas, conteúdo educativo, comunicação segmentada e muitas outras estratégias são criadas a partir dos dados coletados pelo CRM.
Redução de custos
A utilização do CRM também pode ajudar a reduzir os custos da empresa, já que sua base de dados mais robusta é capaz de gerar relatórios de processos internos e workflows, diminuindo o tempo de atividades como treinamentos de novos funcionários, tarefas burocráticas e até mesmo prospecção de clientes.
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Instale o WhatsApp Business
O primeiro passo para utilizar de forma correta o WhatsApp para fins comerciais é instalar o
WhatsApp Business
, versão direcionada para pequenas, médias e grandes empresas. Com diversas funcionalidades como as mensagens automáticas e organização de contatos, o aplicativo também revela métricas importantes para as estratégias de marketing da empresa.
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Utilize a função catálogo
Disponível desde 2019, a função catálogo foi disponibilizada no Brasil para permitir que os clientes vejam os produtos disponíveis em lojas, juntamente com o valor. Dessa maneira, o processo de vendas se torna muito mais rápido e dinâmico, garantindo mais praticidade tanto para o cliente como para o vendedor. Por isso, não deixe de escolher boas fotos e fazer o upload de seus produtos na função.
Treine sua equipe
É essencial realizar um treinamento específico e direcionado para os profissionais que irão atender o público utilizando o WhatsApp. Em primeiro lugar, é necessário dedicar atenção total à ferramenta, pois a intenção do cliente é exatamente não esperar muito tempo para obter a resposta ou contato que deseja. Além disso, procure oferecer treinamentos sobre empatia, solução de problemas com agilidade e o que fazer em situações de conflito.
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Aproveite para divulgar conteúdo
Por meio da diversidade de mídias que o WhatsApp engloba, como textos, fotos, vídeos e áudios, é possível aproveitar a rede de contatos para atrair e engajar o público por meio de materiais relevantes e valiosos, o chamado marketing de conteúdo. Com isso, a autoridade da sua marca aumenta e você terá mais facilidade de conduzir o cliente na jornada de compra, até mesmo facilitando o pós-venda.
Automatize as mensagens
A linha de transmissão do WhatsApp Business é uma ferramenta que permite enviar uma única mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo, assim como em um grupo. A vantagem é que, sendo a mensagem totalmente personalizada e direcionada para cada cliente, essa funcionalidade garante mais engajamento e proximidade com o público.
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